“Meus ouvidos foram abertos”

“Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus…” (Salmo 46:10, NVI)
“Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção…” (Salmo 42:8, NVI)

Escutar a Palavra. Escutar a minha vida. Escutar a voz ainda pequena de Deus!

A maior parte da vida é uma experiência de viver com muitas coisas acontecendo. Muitas experiências passam por nós. As pessoas que conhecemos, o ministério que fazemos e os acontecimentos da nossa vida.

2017 foi um ano desses para mim… Voei muito para os movimentos da minha região. Dei várias exposições bíblicas e sermões. Escutei muitas pessoas enquanto passavam por jornadas difíceis. Quatro mortes: uma da minha própria mãe, outra da minha colega de quarto da faculdade e duas de companheiros do Leste da Ásia. Assumi a função de secretária regional da IFES no Leste da Ásia.

Vidas lotadas de coisas e sem serem examinadas começam a deixar escapar impaciência, fadiga, raiva, amargura e autopiedade. Eu não tinha como parar nenhuma dessas experiências na minha vida e no meu ministério. Mas, para o bem da minha própria sanidade mental, encontrei a calma e pequena voz do meu Senhor me chamando… para a solitude! Participei de sete retiros espirituais em 2017 (alguns deles eu participei e também organizei). Dois deles foram por três dias; quatro por apenas três horas; um foi por quatro dias.

Em um dos retiros, pequenos trechos das Escrituras foram entregues para serem mastigados e ouvidos (Salmo 42; 1 Coríntios 4:7-16; Êxodo 19:1-6; Josué 3). Enquanto esperava com essas passagens… o espaço que criei enquanto esperava com a Palavra começou a falar comigo. Eu estava “escutando” a Palavra regando a minha vida. Também comecei a “escutar” a minha vida. O luto que acumulei, as questões que estavam surgindo. O maior presente foi “escutar” Deus, que estava ali em meio a tudo isso. Ele começou a manifestar suas promessas e sua cura de uma nova maneira.

Após cada um desses “retiros”, eu voltava com um novo mandato! Um chamado mais claro sobre como proceder. Para mim,  esses momentos de retiro não são uma opção. Mas um oásis no qual posso beber abundantemente e dar espaço para a vida. Por isso, sei que para mim 2017 foi um ano de “golpes duros & aprendizagem difícil”, mas mesmo assim foi o ano em que com certeza “ele me carregou sobre as asas da águia e cantou sua canção para mim à noite”.

Então, como faço meus retiros?

  • Trago as questões / preocupações / experiências na minha vida que quero examinar.
  • Peço ao Senhor que me dirija a uma passagem das Escrituras com a qual eu possa passar tempo.
  • Derramo o meu coração, espero e escuto
  • Escuto a sua Palavra, a sua voz, e escuto a minha vida. Escuto enquanto caminho ou enquanto sento, ouvindo a natureza, as imagens ou as palavras que Deus traz para o meu coração e para minha mente.
  • Ao escutar, respondo de onde estou. Conversas com Deus.
  • Coloco tudo isso no meu diário, que serve como uma ferramenta de back-up da escuta!

Que você tenha um retiro feliz, meu amigo!

Annette Arulrajah
Secretária Regional da IFES no Leste da Ásia