Sobre nós
Bem-vindo a um tópico vasto que nenhum de nós jamais terminará de explorar. O engajamento com as Escrituras envolve toda a vida. É sobre ouvir e responder à Palavra de Deus sozinho e com outras pessoas. É sobre digerir e praticar a Palavra em todos os relacionamentos e todas as circunstâncias. É sobre compartilhar sem vergonha e de maneira competente as boas novas de Deus no nosso mundo. Sobretudo, o engajamento com as Escrituras é encontrar a Palavra Viva na palavra escrita, encontrando Jesus e recebendo a vida dele.
Desde sua fundação em 1947, a IFES está comprometida em levar a Palavra de Deus a sério. Até hoje, os movimentos da IFES continuam a ser caracterizados pela sua interação com as Escrituras: seja na dimensão pessoal, nas discussões em pequenos grupos ou em reuniões maiores. Embora a Palavra de Deus seja verdade imutável, a cultura estudantil está mudando constantemente em todo o mundo. Como podemos ajudar cada nova geração de estudantes a amar, estudar, viver e compartilhar a Palavra de Deus?
Uma consulta global da IFES sobre engajamento com as Escrituras foi realizada em 2011. Uma de suas conclusões foi a necessidade de uma equipe que trabalhe globalmente com esse foco para ajudar a facilitar o intercâmbio de ideias, experiências e recursos, bem como fortalecer a visão do engajamento com as Escrituras.
Isso levou à nova nomeação de uma Secretária para o Engajamento com as Escrituras naquele mesmo ano e à formação de uma equipe internacional em 2013. Em 2017, um Secretário Associado para o Engajamento com as Escrituras foi nomeado. Além disso, muitos multiplicadores em toda a comunidade internacional surgiram com a paixão de fortalecer esse compromisso central da IFES.
Pessoas
Sabine Kalthoff, Secretária para o Engajamento com as Escrituras
Sabine viaja globalmente através da IFES para inspirar e promover boas práticas no engajamento com as Escrituras. Ela apoia os movimentos nacionais para crescer nessa área e ajuda os estudantes a descobrir o valor da Palavra de Deus. Sabine conduz exposições bíblicas e treinamentos, é mentora de multiplicadores e adora criar espaço para que obreiros sejam renovados através de tempo na Palavra.
Sabine vem da Alemanha, mas cresceu no Nepal e na Índia. Ela se envolveu primeiramente no movimento estudantil IFES na Alemanha (SMD) enquanto estudava francês, inglês e administração de empresas – e depois permaneceu na equipe por 14 anos. Durante este tempo, ela completou um Mestrado em Estudos Teológicos. Desde 2011, Sabine tem atuado na equipe internacional da IFES em sua função atual. Ela mora em Marburg, na Alemanha.
Ricardo Borges, Secretário Associado para o Engajamento com as Escrituras
Ricardo coopera com Sabine nessa tarefa de promover boas práticas no engajamento com as Escrituras em toda a comunidade internacional. Seu foco é fornecer apoio às regiões e aos movimentos nacionais, colaborando com seus esforços e projetos locais. Ricardo atua como mentor e suporte para multiplicadores no engajamento com as Escrituras, bem como preparando futuros líderes para o engajamento com as Escrituras na IFES em nível global. Ricardo é apaixonado por fortalecer a visão de engajar as Escrituras com não-cristãos e em realidades contextuais.
Ricardo é do Brasil, tendo vivido no Uruguai por sete anos, onde ajudou no reinício de seu movimento estudantil. Ele é engenheiro agrônomo, com estudos adicionais em Bíblia e em Liderança no All Nations Christian College, na Inglaterra. Trabalhou por 14 anos no movimento estudantil brasileiro (ABUB) e atuou na equipe regional da IFES América Latina. Atualmente mora em São Paulo, Brasil, junto com sua esposa Ruth e suas filhas Ana Júlia e Carolina.
Equipe Internacional de Engajamento das Escrituras
Sabine Kalthoff, Secretária para o Engajamento com as Escrituras na IFES
Ricardo Borges, Secretário Associado para o Engajamento com as Escrituras na IFES
Mukululi Ncube, Obreiro de ESWAFES Eswatini
Ana Miriam Peralta, Obreira de COMPA México
Dieudonné Tindano, Secretário Geral da UGBB Burkina Faso
Uma integrante da equipe regional da IFES na Eurásia
Esta equipe se reúne uma vez por ano para ler a Palavra, compartilhar, sonhar, planejar e orar em torno do engajamento com as Escrituras na IFES. Seu objetivo é ajudar cada membro da equipe a fortalecer sua área de seu ministério e, juntos, planejar os próximos passos para a comunidade global. Uma rede de multiplicadores, alguns relacionamentos de mentoria e vários recursos surgiram do trabalho dessa equipe.
Objetivos e atividades
O objetivo do ministério de Engajamento com as Escrituras é trabalhar junto aos movimentos nacionais e regiões para ajudar a garantir que cada nova geração de estudantes ame, estude, viva e compartilhe a Palavra de Deus – pois isso é crucial para viver todos os outros aspectos da visão da IFES. Esta missão não é alcançada focando de maneira prioritária em programas, mas impactando as pessoas e formando multiplicadores do Engajamento com as Escrituras na IFES.
Algumas das atividades principais têm sido o apoio a várias regiões da IFES e movimentos nacionais na realização de consultas de engajamento com as Escrituras, e dando suporte a multiplicadores que fortalecem essa visão do ministério.
Lançado durante a Assembleia Mundial da IFES no México em 2015, a equipe internacional escreveu e publicou A Palavra Entre Nós. Esse recurso tem um duplo objetivo: comunicar uma visão ampla e relacional do engajamento com as Escrituras e inspirar mudanças e renovações através de questões para reflexão. Ele pode ser baixado aqui.
Um boletim trimestral trilíngue é enviado por Sabine e Ricardo – compartilhando histórias, ideias e reflexões sobre o engajamento com as Escrituras na IFES em todo o mundo. Atualmente é lido por cerca de 1300 pessoas em mais de 60 países.
Numerosos treinamentos, workshops, consultas e acampamentos enfocando o engajamento com as Escrituras continuarão a ocorrer. Sabine, Ricardo e a equipe de engajamento com as Escrituras continuarão a investir intencionalmente em indivíduos que têm o potencial de se tornarem multiplicadores-chave nessa área de ministério.
Impacto
“Para mim, o engajamento com as Escrituras deixou de ser uma mera atividade para se tornar um estilo de vida. Resolvi viver a Palavra de Deus e compartilhá-la com meus amigos e irmãos. Minha convicção sobre a Escritura se aprofundou e eu desejo a mudança frutífera que A Palavra de Deus traz.”
David Ndubuaku, presidente estudantil da NIFES Nigéria, que realizou uma consulta sobre Engajamento com as Escrituras para mais de 100 líderes estudantis, obreiros e associados em 2015.
“Realizar este treinamento foi uma benção para a EFES. Nós ganhamos novos relacionamentos e amigos para o nosso ministério. Isso abriu portas e os pastores estão dando mais apoio aos grupos de estudantes em suas igrejas. Como nossos estudantes não podem se reunir no campus, isso é crucial para o nosso ministério.”
Shaher, EFES Egito, que organizou um evento de treinamento em estudo da Bíblia para igrejas, para o qual 70 participantes de 17 igrejas vieram.
“Sou uma pessoa científica. Eu quero ter certeza de alguma coisa antes de acreditar nela. Se alguém tivesse me mostrado um milagre, acho que não teria acreditado. Mas eu amo ler; eu amo palavras. Jesus entrou em minha vida através da sua Palavra. Descobri que toda a evidência necessária para crer em Jesus está presente na Bíblia, a Palavra de Deus.”
Sara Medina, estudante de Química e Física no México, que se tornou cristã através do convite de um amigo para um estudo bíblico de Compa México.