Minha vida é projeto de Deus

(escrito por Daniel Bourdanné, Secretário Geral da IFES)

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas!
Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião;
todos os dias determinados para mim
foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Salmo 139:13-16

Em 1982 eu era um estudante na Universidade de Lomé, em Togo. O curso era muito difícil (apenas 7 ou 8% conseguiam passar nas provas do final do ano). Para mim, também era uma época de crise pessoal: o que eu deveria fazer com a minha vida? Qual era o propósito da minha vida? Eu tinha grandes sonhos. Um deles era tornar-me um professor universitário e ser nomeado para uma posição titular até os 32 anos de idade. Mas os meus “grandes sonhos” foram demolidos pela guerra civil no meu país. Gastei dois anos sem ir à escola. Mesmo quando voltei a estudar, ainda estava lutando com a questão: “Por que Deus permitiu que meus estudos fossem interrompidos?” Hoje, apesar da minha fé em Deus, meus planos futuros sempre estão centrados em mim mesmo.

Um dia recebi uma mensagem de uma irmã e amiga. Ambos éramos membros do grupo local. Costumávamos ter momentos para compartilhar e orar juntos de vez em quando. Naquele dia ela me escreveu uma carta para me encorajar, que continha essas palavras do Salmo 139.

Obviamente, eu já tinha lido essa passagem antes. Mas, naquele dia, as palavras ganharam um novo significado para mim. Ao ler esses versículos, senti como se estivesse congelado em um ponto, sem conseguir me mover, como se tivesse feito uma descoberta importante. Um rio de sentido, entendimento e significado estava finalmente brotando dessa passagem. Foi uma revelação avassaladora para mim e mudou o curso e o significado da minha vida. Até que enfim! Deus me iluminou, abriu os olhos do meu coração para o significado real da minha vida.

Não sou o produto de uma chance natural nem a expressão da vaidade da vida. Sou muito mais do que isso! Sou particularmente amado por Deus, pelo Deus infinito. Ao ser criado à sua imagem, reflito sua beleza, apesar das marcas tão feias causadas pelas mordidas que o pecado deixou em mim. Minha vida é projeto de Deus. Também é um projeto grande e lindo aos olhos de Deus, mesmo que eu não esteja completamente consciente sobre isso até então. Eu estava fazendo os meus próprios planos, estava sonhando em tornar-me alguém importante sem realmente levar Deus em conta nos meus planos.

Essa passagem também foi um convite claro e específico feito por Deus para mim para que eu me colocasse inteiramente para o seu serviço. Se Deus me conhece tão profundamente, se minha vida é seu projeto, não seria ele o melhor guia para o meu presente e para o meu futuro, que ele mesmo irá desenrolar? Senti que foi uma passagem para o chamado e para a consagração a Deus.

Essa passagem ainda é uma fonte de encorajamento para mim hoje. Quando encaro algumas escolhas da vida, essa passagem me lembra que preciso voltar os meus olhos para o meu criador me guiar no caminho correto. Ele é quem desenrola as nossas vidas. Essa passagem dos Salmos me envolve de novo e de novo. Que Deus seja louvado por sua palavra viva e doadora de vida.

Daniel Bourdanné, daniel.bourdanne@ifesworld.org