Engajamento com as Escrituras: um viveiro para treinadores

Nos últimos três anos, participei de um treinamento contínuo sobre engajamento com as Escrituras. A ideia por trás desse treinamento era investir em jovens que pudessem, por sua vez, investir em outros a longo prazo. O objetivo não era estabelecer um programa específico de Engajamento com as Escrituras, mas treinar homens e mulheres que pudessem traduzir o que aprenderam para seus próprios contextos.

Dez de nós, de diferentes países de língua francesa da África, participaram desse treinamento. O treinamento aconteceu ao longo de três sessões de 2015 a 2017, no Togo, na Guiné-Conacri e no Mali, respectivamente. Essas sessões foram estratégicas para nos fazer compreender o conceito de engajamento com as Escrituras e melhorar como abordamos a Bíblia. Entre uma edição e outra, tínhamos lição de casa para fazer, como estudar o Evangelho de João, ler um livro teológico, fazer estudos bíblicos, pesquisar como os estudantes enxergam a Bíblia.

Para mim, um dos tópicos mais importantes lidou com as convicções que temos sobre a Palavra de Deus. Percebi que: primeiro, esse tópico nos permite olhar outra vez para o que afirmamos sobre a Palavra de Deus e garantir que nossas crenças não são simplesmente afirmações abstratas, mas vivas e com significado. Segundo, permite que nós estabeleçamos fundações sólidas no engajamento com Deus através de sua Palavra. Acho que é essencial para todos ter convicções firmes sobre a Palavra de Deus. Assim, não precisaríamos constantemente ter de correr atrás das pessoas para perguntar se estão meditando diariamente, pois estariam fazendo isso de todo jeito.

Esses treinamentos impactaram meu ministério e minha vida. Quanto ao ministério, melhorei em como fazer perguntas quando escrevo guias de estudo bíblico, estabeleci um grupo de apoio para meu ministério (para necessidades financeiras, materiais e espirituais) e comecei a investir em um grupo de jovens. Com esse grupo, já estou planejando como fazer uma pesquisa com os estudantes para descobrir como podemos introduzi-los a Deus à luz das Escrituras.

Na minha vida pessoal, minha forma de engajar-me com Deus através da sua Palavra mudou. Agora, sempre tento construir uma ponte entre meu conhecimento bíblico e minha vida diária. E desafiei-me a sempre compartilhar minhas descobertas na Palavra de Deus com outros, sempre que uma oportunidade aparecer.

Salimou Traoré
Professor do Ensino Médio e líder do departamento de estudos bíblicos no GBEE Mali, trasa_86(arroba)yahoo.fr